O GRUPO DESPORTIVO DE OLIVEIRA DE FRADES foi fundado em 1945, com a publicação dos Estatutos no Diário da República nº.26-II Série, no dia 1 de Junho e com base no entusiasmo de um grupo de Oliveirenses que se reuniam habitualmente no único café que então existia na vila – O Café Ideal de Aureliano Gouveia e puderam contar especialmente com a dedicação e entusiasmo do médico nessa altura a exercer na vila – Dr. Eurico Gomes de Almeida.

Consta que também nessa altura foram eleitos os primeiros Corpos Gerentes presididos respectivamente por:

– Assembleia Geral: – Dr. Celso Cruzeiro
– Direcção: – Dr. Alexandre Arménio Maia
– Conselho Fiscal: – Celestino Ferreira Martins

Mas os registos que temos é da primeira acta de reunião de Direcção que teve lugar no dia 25 de Agosto de 1947 que refere: “ sob a presidência do Senhor Doutor Eurico Gomes de Almeida, com a presença do primeiro e segundo secretário, respectivamente Fernando Pereira Laranjeira e Francisco Barros Ferreira da Silva, do tesoureiro Carlos Alberto Pereira da Silva e do vogal Sebastião Dias Lobo.”

 Nesta reunião foram tratados os seguintes assuntos:

      1-Angariação de sócios: Resolvido iniciar campanha para angariação do maior número possível de sócios.

      2-Por motivo de falta de fundos, deliberado convidar para constituir uma “Comissão para Bailes, Kermesses, Barracas de Chá e Teatros”, Dr.ª. Maria da Glória Sampaio Filipe de Sousa, Sebastião Dias Lobo e Joaquim António Baião Falcão, com liberdade para agregarem as pessoas que entendessem.

      3-Deliberado abrir inscrições para praticantes de futebol, maiores e menores de dezasseis anos.

      4-Deliberado convidar o Sr. Dr. Diamantino Pires de Bastos para dirigir um “Curso de Ginástica”.

      5-Deliberado oficiar à Câmara Municipal pedindo para que continue a manter o subsídio dado no ano anterior (?).

      6-Deliberado nomear o Sr. Dr. Eurico Gomes de Almeida, médico nesta vila, para proceder à Inspecção dos Candidatos de Futebol.

      7-Deliberado, ao abrigo do artº.32º.dos Estatutos, fosse facultativo aos atletas o pagamento de jóia e cotas, em virtude de muitos deles terem dificuldades monetárias.

 
Pelos registos posteriores que possuímos, inscreveram-se como primeiros sócios auxiliares do Clube em 1 de Setembro de 1947:

      1-Fernando Neves
      2-Álvaro Henriques de Oliveira e Silva
      3-Casimiro Fernandes Antunes
      4-António Valente
      5-António Armando
      6-Romeu Vilafanha e Silva
      7-António Tavares Pereira Gomes
      8-José Neves da Silva

 
A “Comissão de Angariação de Fundos” iniciou a sua actividade com a organização de uma “Gincana de bicicletas” que teve como vencedores a quem foi entregue uma medalha de prata dourada:

1º.– Luís José Ferreira Figueirinhas
2º. – Isaldina de Oliveira Nunes
3º.– Carlos Alberto Pereira da Silva

 
No dia 19 de Outubro de 1947 o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades realizou o seu primeiro jogo de futebol contra uma selecção dos Grupos de Ribeiradio e Arcozelo das Maias, tendo vencido por oito bolas a zero, com seis a zero ao intervalo.

Pelo G.D.O.F. alinharam os seguintes jogadores:

Guarda-redes: José Nabais; Defesas, Jaime Ferraz, Manuel Rodrigues e Sebastião Lobo; Médios: Joaquim Nabais, Francisco Ferreira da Silva (capitão) e Agostinho de Oliveira Nunes; Avançados: Firmino Neves, Frederico Azevedo, Romeu Vilafanha, Mário Nabais, Luís Gouveia e Fernando Neves.

Marcaram pelo GDOF: Luís Gouveia (três), Romeu Vilafanha (três) e Francisco Ferreira da Silva (dois).

Estas as principais curiosidades registadas no início da actividade do Grupo Desportivo de Oliveira de Frades que utilizava o campo de jogos de futebol nos “Alagos” até que foi utilizado pela primeira vez o Parque Desportivo em 1973, com um jogo entre uma selecção da vila e outra do Bairro da Feira.

 Depois de um longo período de inactivade o GDOF e de esporádicas tentativas para lhe dar nova vida, viria a ser reabilitado graças ao dinamismo de um conterrâneo que após longa ausência em Africa, voltou para se radicar em Pinheiro de Lafões e se estabelecer na vila com a Superauto – O infelizmente já falecido Sr. Camilo Correia Antunes.

Secretariando e dinamizando uma Direcção que durante vários anos teve como Presidente Carlos Alberto Pereira da Silva, o GDOF reiniciou uma actividade intensa até aos dias de hoje. Nesta nova caminhada começou por disputar o campeonato do INATEL, subindo depois aos campeonatos distritais da II e I divisão que actualmente disputa e destacando-se duas subidas e presença na III Divisão Nacional e a presença com muita dignidade na disputa de jogos da Taça de Portugal, onde chegou a atingir os quartos-de final.

1945-2016 | 71 Anos de História